Peritos da PCP participam de grupos de trabalho na SENASP/MJSP 06/05/2024 - 10:23

Representantes da Polícia Científica do Paraná participaram de Grupos de Trabalhos para revisar Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de perícia criminal, na Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (DSUSP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), em Brasília.

O encontro, que ocorreu na quinta-feira (02), teve como objetivo a padronização de procedimentos e, assim, auxiliar em investigações, a partir da aplicação técnico-científica para a produção de provas periciais.

Voltada a profissionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública e integrantes das associações representativas dos profissionais de perícia, a reunião dividiu 54 temas em dez Grupos de Trabalho para atualizar normas dos POPs, instituídas em 2013, com os seguintes eixos temáticos: crimes ambientais; exames de áudio e imagens; balística forense; genética forense; informática forense; exames em locais de crime; medicina e odontologia legal; papiloscopia; química forense e toxicologia forense.

De acordo com o coordenador-geral substituto de Modernização Tecnológica, Fábio Real, ao final de 2023 a Senasp reconheceu a necessidade de atualizar os procedimentos operacionais padrão e, assim, criou os grupos de trabalho para atender a demanda. “É um trabalho bem técnico, esses procedimentos são uma referência a ser replicada nos estados e Distrito Federal”, reforçou.

O especialista ainda explicou que um dos intuitos é respeitar a legalidade das provas obtidas com as perícias criminais. “Cada um dos procedimentos revisados pelas áreas técnicas está alinhado com as mais recentes descobertas científicas e avanços tecnológicos. Isso nos permite garantir que as perícias tenham credibilidade e precisão”, disse. Além disso, ele destacou que diretrizes atualizadas ajudam a garantir que as evidências forenses apresentadas em tribunais sejam mais confiáveis, o que favorece a integridade do sistema judicial.

Para o perito criminal, Thiago Massuda, eventos dessa natureza colaboram para melhorias e valorização da perícia criminal brasileira. “A perícia criminal brasileira ainda tem muitos desafios mas aos poucos vamos evoluindo, certamente a publicação desses POPs que acontecerá em breve trará muitos benefícios para a sociedade”, disse. 

Os peritos Henrique Galeprin, informática forense; Marcelo Malaghini,  genética forense; Denise Carneiro, exames de áudio e imagens; Angela Andreassa, crimes ambientais; Thiago Massuda, exames em locais de crime; Isabella Melo,  química forense e Dayse Souza, toxicologia forense, representaram a Polícia Científica do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS