Polícia Científica encerra a Operação Verão Maior Paraná com aumento de 62% nos exames periciais 29/02/2024 - 10:10

A Polícia Científica do Paraná (PCP) encerra a Operação Verão Maior Paraná 2023/2024 com ótimos resultados alcançados em prol da segurança pública. A PCP que atuou com 85 servidores deslocados para a Operação na costa noroeste e no litoral, registrou mais de 600 casos neste período, gerando 511 laudos periciais, o que significa um aumento de 62% em relação à Operação passada. Esta operação ainda contou com um perito oficial médico, que atendeu durante o verão e realizou diversos exames na base de Matinhos, trazendo conforto a população local e aos veranistas.

Dentre os exames realizados estão os periciais de balística forense, identificação veicular, crimes contra o patrimônio, crimes contra o meio ambiente, locais de crime, acidentes de trânsito, clínica médico-legal, verificação de violência sexual, química forense, reprodução simulada, computação, genética molecular forense, necropsia e toxicologia forense.

Além disso a PCP atuou de forma integrada com as demais forças de segurança da SESP participando de ações durante a Operação e contou com o laboratório móvel de química forense realizando exames preliminares de entorpecentes no momento da apreensão.

“Nossas equipes trabalharam ininterruptamente a fim de cumprir nossa missão institucional. Os profissionais utilizaram a expertise e equipamentos de ponta para a elucidação de crimes e a produção da prova pericial, imprescindível para a conclusão de processos, inquéritos e para a que haja justiça. Operando de modo integrado e sob supervisão de um Centro de Comando da SESP, a Polícia Científica contribuiu com as forças coirmãs, atendendo a população presente no litoral e na região noroeste.”, disse o coordenador da PCP no âmbito da Operação Verão, perito criminal Marcio Alexandre Tavares.

MUSEU - O Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) também esteve presente com 16 exposições ao longo da Operação, levando muita informação para os veranistas e moradores. O Museu Móvel foi inaugurado durante a temporada e foi visitado por dezenas de pessoas. A população pode conhecer a maleta dos peritos, analisar uma lâmina no microscópio, aprender sobre os diferentes tipos de projéteis e conhecer sobre o trabalho dos policiais científicos, o MPCF ainda levou à praia a exposição “Crimes Ambientais e a Perícia do Paraná”.

“Os eventos da Operação Verão Maior Paraná Seguro foram uma grande oportunidade de mostrar o trabalho da Polícia Científica e a importância dele para a população. A partir dessas iniciativas levamos a divulgação científica a espaços não formais e assim podemos alcançar um número maior de pessoas.”, informou a Diretora do MPCF, a perita criminal Fabíola Machado.